Hoje, a FIBA anunciou a proibição das vuvuzelas no Campeonato Mundial de basquete na Turquia, segundo eles, por preocupações com a saúde.
Disseram que o organismo que rege o desporto internacional está instando os fãs para não trazer os instrumentos controversos aos jogos e advertiu que o pessoal de segurança vai confiscá-los. Torcedores enfrentam também a expulsão do torneio cinco estádios se eles violarem a proibição.
O instrumento, ficou muito conhecido pela Copa do Mundo South Africa, lá praticamente todos torcedores iam ao estádio acompanhado de uma vuvuzela.
A vuvuzela (conhecida no Brasil como corneta ou cornetão) faz um barulho muito irritante, quem viu algum jogo da copa, sabe.
"Nós queremos que os fãs se divertir e fazer muito barulho, mas não correndo o risco de estragá-lo para os outros." afirma Patrick Baumann, secretário-geral da FIBA.
"A vuvuzela simplesmente não é adequado em um espaço confinado, como uma arena de basquete. É um instrumento muito alto e alguns médicos especialistas acreditam que o nível de decibéis ea freqüência pode ser prejudicial à audição. Além da nossa responsabilidade de proteger o bem-estar de nossos atletas e torcedores, o nível de som em uma arena de esporte indoor poderia criar problemas de comunicação entre os árbitros e que poderia ter um impacto negativo directo sobre o jogo. Estamos pedindo aos fãs para não trazer o instrumento para estádios, porque eles serão confiscados pelo pessoal de segurança e qualquer um que consegue contrabandear um em um local pode acabar perdendo o jogo. Torneios anteriores nos mostraram que é possível ter uma atmosfera de carnaval e apoio apaixonado sem a vuvuzela". conclui Patrick
O Campeonato Mundial de basquete na Turquia começa no dia 28 de Agosto, o Brasil estréia contra o Irã às 15:30 da tarde, horário de Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário