domingo, 6 de novembro de 2011

Cristiano Felício fala com o blog!

O ala/pivô da equipe do Minas Tênis Clube, Cristiano Felício, bateu um papo com o Blog Dentro do Garrafão. O jogador esteve presente no Pan 2011, onde não pode passar da primeira fase perdendo para o Estados Unidos e a República Dominicana. Além do Pan, Felício jogou o Mundial sub-19 que parou nas oitavas-de-finais perdendo para a Argentina. Confira o bate-papo:


DG: Felício, o que significa o basquete para você?
CF: Bom, o basquete para mim é algo que está em minha felicidade, em tudo que possa fazer dentro de uma quadra e viver cada dia intensamente, pois sei que o que estou fazendo vai me fazer feliz. Não importa as circunstancias vividas do dia a dia.

DG: Como foi sua trajetória no basquete para chegar onde está hoje?
CF: Eu comecei a jogar basquete na escola onde eu estudava mesmo, depois de um ano fui disputar campeonatos com a seleçao da cidade (Pouso Alegre), onde a treinadora do time de Varginha me convidou para jogar o Campeonato Estadual Mineiro, e eu consegui fazer uma competição muito boa. Dai dela eu fui jogar em Jacarei (SP), onde fiquei por um ano e meio jogando Campeonato Paulista e por la eu recebi minha primeira convocação para a seleção brasileira, que naquela epoca tinha Raul Togni Filho como assistente técnico, que hoje é meu técnico no Minas, acredito que ele que me indicou lá no Minas e meses depois fui para lá, onde estou já a dois ano e meio. 

DG: Falando no Mundial Sub-19 que você jogou a pouco tempo, o que dizer sobre a equipe? Gostou da atuação dela?
CF: A nossa equipe no Mundial sub-19 era uma das melhores equipes da competição e estávamos muito focados em ir lá para ser campeões, só que não conseguimos ir adiante. Nós jogamos muito bem na maioria dos jogos, coletivamente pois sabíamos que no Mundial tínhamos grande chances de ir longe. Gostei muito do que fizemos no torneio, mesmo não sendo campeão.

DG: E o que acha que faltou para vencer a Argentina nas oitavas? Acha que o Brasil poderia ter chegado mais longe?
CF: Então, eu acho que não faltou nada. Pois fizemos exatamente o que o técnico nos pediu o jogo todo. Sofremos uma bola em que o jogador argentino chutou a bola quase do costas para o cesta, isso acontece as vezes. Bem, poderíamos sim, ter ido até uma semi-final eu acredito. 

DG: E o que guarda de experiência desse torneio?
CF: Este torneio me deu muita experiência, pois além de mostrar o quanto eu evolui de um ano para o outro, também mostrou onde mais eu tenho que evoluir para poder jogar entre os melhores. 

DG: De agora em diante, quais são suas projeções pro futuro?
CF: Minhas projeções para este ano é terminar o Campeonato Mineiro muito bem, quem sabe sendo campeão, poder ajudar a equipe a chegar em uma boa colocação no NBB e é claro poder evoluir mais meu jogo dentro e fora do garrafão.

DG: O que acha sobre a base ai no Minas Tênis Clube? Dizem que é um grande clube que fornece bastante investimentos no esporte, o que dizer?
CF: O trabalho da base no Minas Tênis Clube é excelente, com profissionais muito bem qualificados, que sempre te ajudam no que for preciso tanto dentro, quanto fora da quadra. Fico muito feliz em fazer parte de um clube como este. Eles investem muito mesmo, tanto em material esportivo, quanto no lado da saúde, fisioterápico e até psicológico.

DG: Assistiu o Pré-olímpico masculino? O que achou da equipe? Pretende estar com o time em Londres?
CF: Claro que assisti o Pré-olímpico, foi muito bom ver como a seleçao brasileira está com uma cara nova, defendendo muito, com um jogo de muita movimentação no ataque, trabalhando muito bem a bola e sempre procurando o jogador mais livre para lançar a bola. Muito bom ver que o basquete brasileiro está mudando e que isso continue para podermos em alguns anos voltarmos e sermos uma seleção muito competitiva em todo o mundo. Sobre Londres, claro que todos nós queremos estar lá, mas creio que para mim ainda esteja muito cedo para pensar sobre isso, quem sabe no RIO/2016 eu esteja lá.

DG: O que você acha sobre a importância do trabalho da base e da que está sendo feita no Brasil? Está gostando?
CF: O Brasil está mudando cada vez mais, e penso não ser diferente no trabalho com a base, Vemos que já estão criando grandes campeonatos para os meninos da base, como o NBB sub-21 que ajudará muito no desenvolvimento continuo destes atletas, os clubes estão investidos muito mais em garotos jovens para que eles possam ir se desenvolvendo no próprio clube e assim estamos vendo estes campeonatos revelando grandes atletas para o basquete brasileiro.

DG: Qual a expectativa para a temporada no Minas?
CF: As expectativas para esta temporada são muito boas, apesar de estarmos com uma equipe muito jovem, estamos na semi-final do estadual e ganhamos duas partidas que fizemos contra a fortíssima equipe da Unitri/Uberlândia, isso mostra que estamos trabalhando muito bem e que podemos ir muito bem no NBB.


DG: Dentro do Garrafão
CF: Cristiano Felício

Nenhum comentário:

Postar um comentário