quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Brasil sofre novamente, mas vence a segunda no Pré!

Depois de mais um capítulo da novela: "Sofrimento" a seleção brasileira venceu o segundo jogo do Pré-olímpico por 69 a 57, e agora está com 2 vitórias em 2 jogos no campeonato. Huertas foi o cestinha da partida com 17 pontos, além de distribuir 6 assistências o armador brasileiro foi o destaque da partida. Alex Garcia marcou 13 pontos, Marcelinho Machado e Giovannoni marcaram 12. Pelo lado do Canadá, Jermaine Anderson converteu 9 pontos.


Foto: globoesporte


O jogo: 



A equipe iniciou o jogo com os 5 que já vinham jogando (Huertas, Alex, Marquinhos, Giovannoni e Splitter), e a partida começou com defesas fortes, e isso foi provado aos primeiros 2 pontos do Brasil saírem só com 7 minutos pro fim do primeiro período. As defesas insistiam em prevalecer, e faltando menos de 4 minutos pro fim do quarto o jogo estava apenas em 4 a 4. Depois do tempo técnico canadense, o nível tático do jogo melhorou, o ataque do Canadá começou a converter seus pontos e fez 17 a 12 no primeiro quarto.



O Brasil voltou bem para o segundo quarto, abrindo uma vantagem de 13 a 2 no período e passando a frente no placar (25 a 19). Splitter jogava muito bem lá embaixo (já foi cestinha na última partida) e pegava muitos rebotes no decorrer do jogo. Com calma, a seleção foi abrindo vantagem no placar e faltando 1 minuto pro fim do primeiro tempo, a seleção já havia 10 pontos de frente. Marquinhos por sua vez, guardou sua primeira bola de 3 no Pré-olímpico, espantando de vez a 'zica', rs (jogador que foi muito bem nos amistosos, inclusive no Tuto Marchand sendo eleito o MVP do torneio). No fim do segundo quarto, o Brasil deu uma leve bobeada levando uma bola de 3 e uma bandeja no estouro do cronometro, levando o jogo pro terceiro com a vantagem que era de 10 pra apenas 5 pontos (33 a 28). Até ali, Marcelinho Machado e Alex, cestinhas com 7 pontos cada.



O terceiro quarto voltou com as defesas mais agressivas. Anthony no garrafão era um jogador perigoso, imprevisível que estava pontuando bem no período, mesmo com a forte marcação de Splitter. Um pequeno desentendimento envolvendo Giovannoni e Doornekamp do Canadá, onde Giovannoni cometeu a falta e segurou o braço do atleta canadense, resultando em uma falta técnica contra o Brasil. A seleção de Ruben Magnano pecava muito nos lances-livres, com 57% de aproveitamento no fim do terceiro quarto  uma média muito baixa. A pressão da torcida Argentina atrapalhava bastante, e o jogo estava empatado. Final de terceiro quarto, e as equipes foram pro quarto decisivo com o placar: Brasil 47x46 Canadá


O jogo veio muito 'pegado' pro ultimo quarto, o Brasil mantéu postura de um time vencedor e conseguiu abrir 8 de vantagem logo no início (58 a 50). A equipe conseguiu abrir 10 pontos de vantagem, e faltando 3 minutos foi administrando bem, até o fim do jogo. Giovannoni guardou uma bola de 3 importantíssima para a caminhada da segunda vitória brasileira, mas, o time canadense era guerreiro e não desistia e se entregava em momento algum. Faltando menos de 1 minuto o time brasileiro vencia por 67 a 57 e em um passe maravilhoso de Huertas - Splitter, o time brasileiro decretou a vitória e venceu por 69 a 57. Valeu Brasil, 2-0 agora!


Amanhã, a seleção de Ruben Magnano folga e não tem jogos programados em seu calendário, e deve tirar o dia pra descansar e assistir o jogo de seu próximo adversário que é a República Dominicana, jogo que está marcado para a próxima sexta as 18h, com trasmissão do Sportv, BandSports, Esporte Interativo e ESPN.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Brasil sofre, mas vence a primeira no Pré!

Foto: GloboEsporte
Para quem esperava uma estreia fácil do Brasil contra a Venezuela, se enganou. O Brasil sofreu, mas acabou vencendo o forte time venezuelano por 92 a 83. Destaque para Vasquez da equipe da Venezuela que anotou 26 pontos. E pelo lado brasileiro, Tiago Splitter com 17 pontos, 11 rebotes e 6 assistências foi o destaque.


O Brasil entrou no jogo com o mesmo quinteto que havia entrado nos amistosos (Huertas, Alex, Marquinhos, Giovannoni e Splitter). A seleção iniciou bem com uma bola de 3 do Giovannoni e parecia dar tudo certo. O jogo começou bem equilibrado, com ambas equipes ainda se conhecendo. Alex por sua vez, não deixava a desejar na forte marcação que fazia, e boas infiltrações. Splitter fazendo um bom trabalho do pivô, com bandejas fantásticas. Depois a Venezuela começou a gostar do jogo, alguns contra-ataques e faltas bobas cometidas pelo Brasil enriqueciam o time adversário. No final, uma bola no estouro da Venezuela (inclusive o jogador muito marcado) deu a vitória parcial pros venezuelanos, 26 a 25.


O segundo quarto começou, e o time brasileiro logo levou duas bolas de 2 da Venezuela, mas pôde responder bem com 2 bolas de 3 do armador Rafael (19 anos) que entrou muito bem no jogo. O Brasil chutava muitas bolas de longa distância sem sucesso, mas não parava. Vasquez da Venezuela era o destaque, com belos cortes e infiltrações o armador se destacava e dificultava a vida brasileira, Ruben Magnano parou o jogo para tentar organizar sua equipe, porém não conseguiu. A Venezuela voltou muito bem pro jogo, o Brasil perdia algumas bolas bobas no ataque e o time venezuelano aproveitava. Ao final do segundo quarto, o time amarelo e vermelho venceu mais uma vez por 18 a 14 e foi para o intervalo com a vantagem de 44 a 39. Destaque até agora pra Tiago Splitter com 11 pontos e 9 rebotes e Alex Garcia com 12 pontos. Pelo lado venezuelano, Graterol com 8 pontos e 7 rebotes e Vasquez 17 pontos e 5 assistências.


No terceiro quarto a equipe voltou mais ligada. O ala Marquinhos estava zerado na partida e faltava ajuda dele no ataque. Mas, a defesa brasileira também não ajudava, o time levou pontos em uma sequência de uns 5-6 ataques seguidos que deixou o Brasil atrás do placar. Vasquez da Venezuela estava acabando com o jogo, acertando todos os chutes, uma atuação fora do normal dele. A marcação não se acertava, e o time tomava bolas bobas que poderiam ser evitadas, Marcelinho ajudava bastante com suas bolas de 3 e o Brasil ia se aproximando na vantagem que até então era da Venezuela. No fim do terceiro quarto, vitória venezuelana por 25 a 24 e as equipes foram pro quarto decisivo com a vantagem de Venezuela no placar (69 a 63).


Foto: GloboEsporte
O último quarto o Brasil voltou bem mais ligado, e logo no início já encostou no placar. Com uma bola de 3 do Guilherme Giovannoni, o time brasileiro passou na frente do marcador (75 a 74), então o treinador venezuelano pediu tempo, mas nada que abalasse a equipe do Brasil novamente. O Brasil voltou ainda melhor com boas bolas no perímetro, Marquinhos começou a jogar e o time da Venezuela entrou em 'crise'. Vasquez tentou espantar a o mal momento da Venezuela com uma bola de 3, ficando com 2 pontos atrás do Brasil (79 a 77) faltando 4 minutos pro fim do jogo. Marcelinho Machado coloca mais 3 pontos para o Brasil, fazendo 84 a 80, faltando 2m35seg, mas o time do Brasil parecia nervoso. Entretanto, em bandeja sensacional de Tiago Splitter, o pivô colocou 5 pontos de vantagem para a equipe brasileira faltando 1 minuto, ficando 87 a 82. Depois foi só o Brasil administrar a vantagem e converter os lances-livres (coisa que fez, graças a Deus, rs) e vencer o jogo! Brasil ganhou o último quarto por 29 a 14, incrível! E o resultado final ficou em 92 a 83 para o Brasil.


"Acho que mostra uma coisa bastante importante do time vitorioso, jogamos com um adversário que estava em um dia inspirado, mas mesmo assim continuamos no jogo e mesmo com o percentual baixo no primeiro tempo, continuamos buscando os pontos e conseguimos sair com a vitória." analisou Marcelinho ao final da partida.


A equipe de Ruben Magnano volta a jogar amanhã, 20h30 da noite (horário de Brasília) contra a equipe do Canadá buscando sua segunda vitória no Pré-olímpico, a partida terá trasmissão ao vivo da Sportv, BandSports, ESPN Brasil e Esporte Interativo.

domingo, 28 de agosto de 2011

1 corte e 2 dias pra começar a caminhada


Depois de muita repercussão sobre quem seria o escolhido a sair da seleção, Ruben Magnano definiu os 12 que vão jogar o Pré-olímpico de Mar Del Plata e são eles: Huertas, Nezinho e Rafael Luz; Benite, Marcelinho Machado, Marquinhos e Alex; Rafael Hettsheimeir, Giovannoni e Augusto Lima; Tiago Splitter, Caio Torres; e o cortado foi Paulo Prestes (Paulão).


Com esse time, a seleção brasileira foi até Foz do Iguaçu disputar um torneio chamado Tuto Marchand que contava com 4 seleções em preparação pro Pré-olímpico. Brasil, Canadá, República Dominicana e Porto Rico fizeram duelos entre si e a equipe brasileira pode sair com o título do torneio. 


No primeiro jogo do Brasil contra o Canadá, a equipe do técnico Ruben Magnano saiu com o resultado positivo (88 a 70) com belas jogadas e um primeiro quarto emocionante e uma forte defesa para ficar marcada para sempre, onde o Brasil anotou 24 a 2 na parcial. Tiago Splitter teve uma boa atuação com 14 pontos e 4 rebotes em 17 minutos.


República Dominicana no segundo dia de competição era a próxima vitima. Em jogo de altos e baixos, o Brasil buscou sua segunda vitória no torneio vencendo um pouco mais apertado dessa vez (70 a 64). Num jogo em que Tiago Splitter ficou devendo nos lances-livres convertendo apenas 2 de 11 possíveis, mas, Rafael Hettsheimer supriu muito bem o pivô marcando 10 pontos em 12 minutos.


Em seu jogo mais difícil do Tuto Marchand (e esperado, né), a seleção brasileira entraria em quadra pra jogar contra o forte time de Porto Rico (sim, de Barea, Galindo e afins). E no meu modo de ver a melhor partida do Brasil, venceu o time portor riquenho por 89 a 79, jogo em que o ala Alex marcou muito bem o armador do Dallas Mavericks JJ Barea.  


Hoje, em último amistoso realizado na preparação pra Mar Del Prata, o time brasileiro enfrentou o time de Sergio Hernández (Penãrol) sem Marcelinho Huertas (poupado) e venceu pelo placar de 98 a 57. O destaque ficou por conta de Guilherme Giovannoni com 23 pontos (inclusive vem jogando muito bem na seleção).


“Foi um trabalho proveitoso, pois tivemos a chance de ver o nosso ataque e a nossa defesa trabalhando contra um adversário que não havíamos jogado e que não nos tinha visto atuar. Estamos na reta final de preparação e os jogadores estão trabalhando forte e com muita seriedade, pensando em iniciar favoravelmente o Pré-olímpico”, analisa Ruben Magnano, técnico da seleção brasileira.



Um pouco mais do Pré-olímpico:


Equipe: 
Armadores: Huertas, Nezinho e Rafael Luz
Ala/Armadores: Benite, Marcelinho Machado
Alas: Marquinhos e Alex
Alas/Pivôs: Rafael Hettsheimeir, Giovannoni e Augusto Lima
Pivôs: Caio Torres e Tiago Splitter


Grupo A: Brasil, Venezuela, Canadá, República Dominicana e Cuba
Grupo B: Uruguai, Argentina, Porto Rico, Panamá e Paraguai


30/8 – Brasil x Venezuela - 14h (horário de Brasília)
31/8 – Brasil x Canadá - 20h30 
(horário de Brasília)
1/9 – Folga
2/9 – Brasil x República Dominicana - 18h 
(horário de Brasília)
3/9 – Brasil x Cuba - 18h 
(horário de Brasília)


* todos jogos serão as 14h horas da tarde (horário de Brasília)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dream team?

Foi confirmado! Agora é oficial, Leandro Barbosa (Leandrinho) é rubro negro! Há tempos já havia se especulado, Leandrinho volta a jogar no Brasil, e dessa vez para defender a camisa vermelha e preta do Flamengo. Com o lockout da NBA, o astro do Toronto Raptors disputará a próxima temporada do Novo Basquete Brasil (NBB). Leandrinho não vai poder marcar presença no Pré-olímpico em Mar Del Prata com a delegação brasileira, que segundo ele, por algumas lesões.

Leandrinho assinou contrato com o clube da gávea até Dezembro desse ano, e disputará somente meia parte da próxima edição do NBB, porém, nada impede do armador renovar o contrato, isso depende do acordo em que o clube e o jogador fizer.

Com a contratação de Leandrinho, o time do Flamengo pode ter fechado seu elenco para o Campeonato Carioca e NBB (pelo menos é o que eu acho né, porque falei isso nas outras 2 contratações do time e eles continuaram contratando, rs). E agora a equipe flamenguista sem sombra de dúvidas vem com muito favoritismo em ambas competições. O time deve jogar com David Jackson na 1, talvez revezando com Leandrinho que deve jogar na 2. Além do Marcelinho que provavelmente jogará na 3 e dominando o garrafão, o argentino Kammerichs e o pivô Caio Torres, com isso, nem precisamos dizer que é um Dream team né? (Time dos sonhos). Sem falar que no banco teríamos Hélio, Duda, Teichmann e etc...

Quem não deve estar gostando nada nada disso, são os torcedores bauruenses, pois em 2003 o então armador de Bauru Leandrinho abandonou o time durante uma competição (reta final do brasileiro) e entrou com um processo trabalhista contra a equipe bauruense pedindo um valor de 30.000 R$. O jogador vem para a equipe receber 80% do seu salário em patrocínios onde a atual presidente Patrícia Amorim conseguiu para o atleta, os outros 20% serão por conta da equipe.

sábado, 13 de agosto de 2011

1 vitória, 1 corte

Depois da bela vitória sobre o México por 106 a 50 que foi realizado no ginásio do Paulistano, em São Paulo, um amistoso em preparação para o Pré-olímpico de Mar Del Prata. Após o termino da partida, o treinador Ruben Magnano cortou o armador Raulzinho da seleção, que à pouco tempo se tranferiu para a liga Leb Ouro da Espanha (2º divisão).

Após esse corte, a seleção conta com somente 13 jogadores, são eles: Marcelinho Huertas, Nezinho, Rafael Luz, Alex, Vitor Benite, Marcelinho Machado, Marquinhos, Guilherme Giovannoni, Augusto Lima, Caio Torres, Paulão Prestes, Rafael Hettsheimeir e Tiago Splitter. A equipe perdeu importantes jogadores com lesões, apesar do corte do Douglas que eu não aprovei e a infelicidade do Larry na não naturalização a tempo.


Agora temos 13 jogadores no elenco. Quem será o último a ser cortado? Opine, deixe seu comentário!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Seleção vence amistoso e encerra a segunda rodada do Paulista

Foto: balanacesta
A seleção brasileira entrou em quadra hoje a noite (20h) no Ginásio da Hebraica, em São Paulo, para realizar um amistoso contra a seleção do México em preparação pro Pré-olímpico de Mar Del Prata, e venceu bem por 79 a 57. O destaque ficou por conta de Guilherme Giovannoni, que anotou 20 pontos e Marcelinho Huertas, que estreou com 8 assistências em 18 minutos. As equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado ao meio-dia (horário de Brasília) para outro amistoso com trasmissão do Sportv (provavelmente o 2º canal).

Brasil 79-58 Mexico (ainda sem Splitter)

Giovannoni - 20 pontos
Alex Garcia - 9 pontos 4 rebotes e 2 assistências
Rafael Hettsheimeir - 8 pontos 4 rebotes e duas belíssimas enterradas
Marcelinho Machado - 8 pontos 2 rebotes e um péssimo aproveitamento dos 3 (1 de 7)
Vitor Benite - 7 pontos 1 rebote 3 assistencias e 3 roubos
Rafael Luz, Paulão e Augusto Lima fizeram 6 pontos cada

Reboteiro do jogo foi o Paulão com 9 rebotes em 15 minutos de quadra.

Segunda rodada do Paulista encerrada, confira os jogos: 

Santos 81x90 Limeira (estatísticas)
Jacareí 87x82 Sorocaba (estatísticas)
Franca 92x62 Rio Preto (estatísticas)
Paulistano 87x89 Mogi das Cruzes (estatísticas)

Próxima rodada tem início no próximo sábado com 3 jogos.

Paulista segue com mais 4 partidas

Até agora, foram disputadas 10 partidas, nelas 5 vitórias dos mandantes e 5 vitórias dos visitantes e o equilíbrio vai prevalecendo.


Confira os resultados das partidas de ontem:


São José 81 x 76 Americana (estatísticas)
São Caetano 63 x 81 Bauru (estatísticas) 
Pinheiros 114x116 XV de Piracicaba (estatísticas)


Hoje o campeonato segue com mais 4 jogos. Em Santos, às 19h, no Ginásio Antonio Guenaga o time da casa Internacional/Santos enfrenta a Winner/Limeira que tenta sua 2º vitória consecutiva fora de casa. Já em São Paulo a equipe do Clube Atlético Paulistano estreia contra a equipe do Mogi das Cruzes, as 20h no Ginásio Antonio Prado Junior. Também às 20h, em Franca, no Ginásio da Unifran (Pedrocão em reformas), o Vivo/Franca enfrenta a equipe de Rio Preto. Os donos da casa jogam sem Helinho e Penna (machucados). E completando a rodada, o time de Jacareí que perdeu na primeira rodada, enfrenta a equipe de Sorocaba, também as 20h. No Ginásio Trianon Clube.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

2º rodada do Paulista

Hoje, três jogos abrem a segunda rodada do paulista, que é organizado pela FPB (Federação Paulista de Basquete). As partidas terão início as 20h da noite. E você acompanha as estatísticas das partidas no site: www.fpb.com.br/

Confira os jogos da noite:  

São José/Unimed/Vinac x Americana Basketball
Pinheiros/Sky x XV de Piracicaba
São Caetano x Itabom/Bauru

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Seleção brasileira é campeã do Super Four na Venezuela

Brasil se sagrou campeão do super four venezuelano após vencer o time da casa por 78 a 63. Por mais que tenhamos enfrentado equipes tecnicamente fracas, o resultado do torneio foi bom. O Brasil jogou sem seus dois melhores jogadores atuais, Splitter e Huertas. E também sem dois jogadores que seriam importantes na rotação do time, Luz e Lima. Com apenas dois pivôs de verdade conseguiram fazer boas defesas, tomando 60 pontos por jogo (em média). 


Pra mim valeu a pena esse torneio. Mostra que a seleção brasileira está no rumo certo. Agora é pagar logo os seguros de Augusto Lima Rafael Luz e Huertas e contar com o time completo. Tenho fé que nos classificaremos para a olimpiada sim.


Paulão, Tiago, Lima, Luz e Huertas foram os desfalques brasileiros.

Pelo lado da Venezuela foram Hector Romero e Oscar Torres.

Destaques:
Giovannoni - 19 pontos e 6 rebotes
Marcelinho Machado - 14 pontos e 4 rebotes (2 de 7 nos 3 pontos)
Nezinho - 11 pontos
Caio Torres - 11 pontos e 6 rebotes (1-5 nos lances livres, uma boa atuação mas ainda cometendo muitas faltas bobas, assim como alguns outros jogadores)
Alex Garcia - 10 pontos
Vitor Benite - 5 pontos e 7 rebotes





quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Fim da primeira rodada

A primeira rodada do Campeonato Paulista chegou ao fim com os últimos jogos hoje a noite. As equipes de Franca, Bauru, São José, São Caetano, Jacareí e Santos entraram em quadra e fizeram belíssimos jogos. Confira abaixo os cestinhas, reboteiros e assistêntes da partida!


Números do jogo: Jacareí 71x78 São José


Cestinhas: Fusco (JAC) 20 pontos, Dedé (SJC) 18 pontos e Jefferson (JAC) 17 pontos.
Reboteiros: Lima (JAC) 11 rebotes, Jefferson (SJC) 10 rebotes, Paulão (SJC) e Lima (JAC) 7 rebotes cada um.
Assistências: Fúlvio (SJC) 9 assistências e Vinicius (JAC) 3 assistências.


Números do jogo: São Caetano 80x85 Franca



Cestinhas: Márcio (FRA) 28 pontos, Rafael (SCA) 25 pontos e Gustavo (SCA) 19 pontos.
Reboteiros: Drudi (FRA) e Bábby (FRA) 12 rebotes cada, Wanderson (FRA), Ricardo (FRA) e Vitor (SCA) 6 rebotes cada um.
Assistências: Rafael (SCA) 6 assistências, Drudi (FRA) e Bábby (FRA) 4 assistências ambos.

Números do jogo: Bauru 83x69 Santos

Cestinhas: Fischer (BAU) 19 pontos, Douglas Nunes (BAU) e César (SAN) 17 pontos cada.
Reboteiros: Larry Taylor (BAU) 9 rebotes, Mauro (SAN), Pilar (BAU) e Jeff (BAU) com 6 rebotes cada.
Assistências: Larry Taylor (BAU) 9 assistências e Thyago Aleo (BAU) 3 assistências.

A próxima rodada do Paulista agora será só daqui 1 semana, no próximo dia 10.

Bauru, Franca e São José completam a primeira rodada hoje

Hoje, as equipes de Bauru, Franca e São José entram em quadra para começar sua caminhada no Campeonato Paulista 2011. Inicialmente, o time bauruense que vem de bons resultados de amistosos realizados com duas vitórias encara o time estreante do Santos, e na minha opinião não encontrará dificuldades para vencer a equipe do peixe, Douglas Nunes que até então estava servindo a seleção volta ao elenco e será mais uma opção no banco de reservas do time de Guerrinha (acredito que Douglas começará no banco, mas nada impede dele começar jogando). Além de Douglas, o time de Bauru também conta com Larry Taylor que também estava servindo a seleção mas teve que voltar por atrasos na sua naturalização, portanto Bauru vai completo para o jogo.

O segundo jogo da noite envolve a forte equipe de Franca, viajando até São Caetano do Sul onde encara a equipe de São Caetano. Apesar do jogo ser fora do Pedrocão, vejo o time de Franca superior com totais condições de sair com a vitória. A equipe de Hélio Rubens vai poder contar com os reforços Wanderson (ex-São José), Brian Woodward e o pivô Bábby (ex-Flamengo). Também aposto numa vitória de Franca pra partida.

Finalizando os jogos da noite, o favorito time de São José dos Campos entra em quadra tentando colocar esse favoritismo do papel na quadra. A equipe do Vale do Paraiba fez ótimas contratações como André Laws, Jefferson (ex-Flamengo) e Dedé (ex-Franca), além disso o time de Jacareí não surpreende, apesar de ser uma equipe bem entrosada que já vem jogando junto há temporadas, eles mantiveram quase o time inteiro da base vice-campeã Paulista da A2 no ano passado. Aposto em vitória de São José.

Todos os jogos terão início às 20h, e você pode ouvir o jogo entre Bauru x Santos na web-rádio Jornada Esportiva. O jogo entre Franca x São Caetano você pode ouvir em algumas das web-rádios de Franca Difusora, Estúdio 1 FM ou na Rádio Imperador. O último jogo da noite entre São José x Jacareí você pode escutar na Bandeirantes AM (pode ser que não transmita, nunca ouvi nessa rádio).


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Rio Claro, Limeira, Pinheiros e Mogi vencem na estréia

Hoje, Rio Claro, Limeira, Pinheiros e Mogi entraram em quadra para a estreia do Campeonato Paulista 2011 e saíram felizes com a primeira vitória na competição. Confira os números dos jogos, com os cestinhas, reboteiros e os assistêntes dos 4 jogos de hoje.


Números do jogo - Rio Claro 73x69 Araraquara


Cestinhas: Lima (RCL) 18 pontos, Castellon (RCL) 16 pontos, Luisinho (ARA) e Cícero (ARA) 12 pontos cada.
Reboteiros: Atílio (RCL) e Cícero (ARA) 8 rebotes cada e Deivisson (ARA) e Castellon (RCL) 6 rebotes ambos.
Assistências: Rafú (RCL) 4 assistências, Thiaguinho (ARA), Deivisson (ARA) e Alexandre (RCL) 3 assistências cada jogador.


Números do jogo - América 73x93 Limeira


Cestinhas: Negret (AME) 19 pontos, Jhonatan (LIM) 18 pontos e Alex (AME) 17 pontos
Reboteiros: Rogério (LIM) 8 rebotes, VInicius (AME) 7 rebotes, Ygor (AME), Negret (AME), Alemão (LIM) e André Bambu (LIM) 5 rebotes cada um.
Assistências: Neto (LIM) 7 assistências, Diego (LIM) 6 assistências e Edu (AME) 5 assistências.


Números do jogo - Liga Sorocabana 55x76 Pinheiros


Cestinhas: Gebru (LSB) 19 pontos, Shamell (ECP) 18 pontos e Bruno Fiorotto (ECP) 17 pontos.
Reboteiros: Bruno Fiorotto (ECP) 10 rebotes, Thiago (LSB) e Morro (ECP) 8 rebotes cada.
Assistências: Renato (ECP) 4 assistências, Davi (ECP), Shamell (ECP) e Morro (ECP) 3 assistências cada.


Números do jogo - Mogi das Cruzes 100x97 XV de Piracicaba


Cestinhas: Caio (XV) 28 pontos, Alvim (MGC) 27 pontos e Filipin (MGC) 20 pontos.
Reboteiros: Soares (MGC) 13 rebotes, Alvim (MGC) e Luciano (XV) 8 rebotes cada
Assistências: Lima (MGC) 6 assistências, Alvim (MGC), Leonardo (XV) e Marcão (XV) 4 assistências cada.


Amanhã, São José viaja até Jacareí para enfrentar o time da casa, e a forte equipe de Franca abre a competição jogando fora de casa contra o São Caetano. Completando a primeira rodada, a boa equipe de Bauru recebe o time de Santos. Todos os jogos você pode acompanhar no site da Federação Paulista de Basquete

Vai ser dada a largada!


Hoje tem início o segundo maior campeonato de basquete no Brasil. O Campeonato Paulista conta com 16 agremiações que vão rumo ao título a partir de hoje. Às 20h teremos a Winner/Limeira entrando em quadra para defender o título contra o América de São José do Rio Preto, já o vice-campeão da temporada passada Pinheiros, joga contra o time de Sorocaba buscando a primeira vitória. Além dos dois jogos, o Mogi recebe o XV de Piracicaba em casa, depois de muito tempo sem jogo lá em Mogi das Cruzes o time da cidade volta ativo com comando do técnico Marcelinho Rato. E completando a lista de jogos, o Rio Claro Basquete encara o time de Araraquara que depois de uma novela vem com bom time pro Paulista, todos os jogos terão início as 20h

“Nosso time não é representado por apenas um jogador. Claro que eles são atletas importantes, mas todos aqui são. Nosso time foi formado para isso, para ter 11, 12 jogadores em condições de jogar. Nossa preparação foi feita com bastante antecedência e tivemos uma boa pré-temporada. A gente monta o time sempre pensando em ser campeão, mas sabemos que o Paulista é um campeonato muito forte”, disse Dedé atual treinador de Limeira (Demétrius servindo a seleção brasileira).

O técnico Claúdio Mortari, do Esporte Clube Pinheiros também falou,

“A expectativa é muito boa, mas infelizmente teremos dois desfalques importantes. Com isso nosso elenco fica mais reduzido e teremos que usar alguns jogadores da base. E também vamos jogar contra Sorocaba, que tem toda uma motivação a mais pela recente classificação para o NBB e também vai jogar em casa. Será um jogo extremamente difícil”, analisou Mortari.

Expectativa para os times:

A.B.A Araraquara: Depois de muitas ameaças do que podia não ter um final feliz, o basquete de Araraquara volta para a próxima temporada com forças, apesar do time vir um pouco mais fraco por problemas financeiros, um time respeitável. A equipe tem destaque em seu garrafão que conta com o grandalhão Deivisson.

RENOVARAM: Felipe (armador), Luisinho (ala), Chandler (ala), Luís Fernando (ala), Filé (pivô) e Deivisson (pivô) 
SAÍRAM: Neto (armador/Limeira), Mark Borders (armador/Minas), Gaúcho (ala/Bauru), Fernando Mineiro (ala/Mogi das Cruzes), Jefferson Sobral (ala/pivô) e Chico (ala/pivô São José) 
CONTRATAÇÕES: Zezinho (armador/Assis), Thiago Fabiano (ala/armador Rio Claro), Cícero Gonzaga (ala/Assis), Edu (ala/Paulistano) e Ricardo Azevedo (ala/pivô Bauru)

A.E. São José/Unimed/Vinac: Sem dúvidas vem como um dos favorito para o campeonato, com belas contratações na pré temporada como André Laws, Dedé (ex-Franca) e Jefferson (ex-Flamengo) vem montando time forte para a temporada, entrando no torneio com grandes chances de títulos. Apesar da má campanha no NBB passado (má campanha eu digo porque poderia ter sido melhor) o time comandado por Régis Marreli vem como favorito para a temporada




RENOVARAM: Fúlvio (armador), Robinho (armador), João Paulo (armador), Jonas (armador), Matheus (ala/armador), Ricardo Fischer (ala/armador), Jimmy (ala), Vítor (pivô), Paulão (pivô) e Murilo (pivô)
SAIRAM: Fabrício (ala/Liga Sorocabana), Paulo Nery (ala/Liga Sorocabana), Renato (ala/Pinheiros), Wanderson (ala/pivô Franca) e Rafael Mineiro (pivô/Pinheiros), Shipp (ala) e Alexandre Pinheiro (armador/Rio Claro)
CONTRATAÇÕES: Dedé (ala/Franca), André Laws (ala/Olimpico/ARG), Jefferson (ala/pivô Flamengo) e Chico (ala/pivô Araraquara)

ACBD Rio Claro: Vem com o time modesto de sempre. Apesar da boa campanha da equipe na última temporada, o time de Rio Claro passou por momentos difíceis (financeiros) e pode vim não tão forte para o campeonato.

RENOVARAM: Lima "Borracha" (ala), Randal (ala), Léo (ala/pivô), Vinicius Sossai (ala/pivô) e Atílio (pivô)
SAÍRAM: Jeffery Addai (armador/Americana), Taquá (armador/XV de Piracicaba), Alfredo (ala/Americana), Thiago Fabiano (ala/armador Araraquara) e André (pivô)
CONTRATAÇÕES: Luís Fernando Pascotti (armador/Limeira), Alexandre Pinheiro (armador/São José), Rafú (ala/armador CECRE Vitória e Regatas de Campinas), Castellon (ala/Bauru), Will (ala/XV de Piracicaba) e Carlão (pivô/Universidade Arkansas/EUA)

Americana Basketball: Americana modificou quase o time inteiro nunca surpreende nos Paulistas, mas também não passa vergonha. A equipe do treinador Wolmer Dias Bicalho tem como objetivo chegar na zona dos playoffs do Paulista.

RENOVARAM: Juninho (armador), Everton (ala), Gabriel (ala), Gargamel (ala), Boaz (ala/pivô), Edu (pivô), Turcão (pivô), Wanderson de Jesus (pivô).
SAIRAM: Kyle (armador/EUA), Tiago (armador), Fabrício Chagas (ala/armador), Frederick Peete (ala/armador Liga Sorocabana), Luís Fernando (armador/Regatas Campinas), Fusco (ala/Jacareí), Gilsinho (ala), Weliton (ala), Nandão (pivô), Cleiton Sebastião, Laurence Young (ala/armador/Inter de Santos), Valter (pivô).
CONTRATAÇÕES: Jeffery Addai (armador/Rio Claro), Rafinha (armador/Vila Velha), Rodney Alexander (ala/Oklahoma City University/EUA), Alfredo (ala/Rio Claro) e Ricardo Gaspar (ala/pivô CECRE/Vitória)

América/Unirp/Rodobens/Smel/Abzil: Campeão da série A2 do Paulista, o time de América de São José do Rio Preto manteu a base do time campeão e tenta surpreender na série A1. O técnico da equipe é o Marino Manella.

RENOVARAM: Márcio Cardoso, Rafael Castro, Eduardo Garcia, Marino Zacarias, Ygor Viana, Milton Passarini, Nasrudin Alves, Alex (ala), Negreti, Nilo Júnior (pivô) e Cassio Piauí (pivô).
SAIU: Fernando Reis (armador)
CONTRATAÇÕES: Ted (ala/Regatas Campinas)

Associação Bauru Basketball Team: O time fez uma boa pré temporada, vencendo dois amistosos e também fechou com bastante patrocinadores, a tendência mais uma vez é brigar por títulos. O time do técnico Guerrinha fez a contratação do ala Gaúcho, que já jogou pelo time bauruense e vem para ser um reforço para o perímetro de Bauru.

RENOVARAM: Larry Taylor (armador), Thyago Aléo (armador) e Lucas (armador); Ferrugem (ala/armador); Fischer e Gui (alas), Douglas Nunes (ala/pivô), Pilar (ala/pivô) e Jeff Agba (pivô)
SAÍRAM: Castellon (ala/Rio Claro), Alex (ala/Paulistano), Renato (ala/pivô/Paulistano) e Ricardo Azevedo (ala/pivô Araraquara)
CONTRATAÇÕES: Gaúcho (ala/Araraquara), Mosso (ala/pivô Assis), André (pivô/Assis) e Alex Passilongo (pivô/CECRE Vitória)

Grêmio Mogi das Cruzes: Depois de muito tempo o Mogi está de volta. Marcelinho Rato comandará a equipe nova de Mogi das Cruzes que começa seu projeto com um bom time. A equipe já contava com jogadores da base e se reforçou bem pro campeonato.


RENOVARAM: Eduardo Caviglia (ala/Paulistano), Felipe Dourado (Hípica de Campinas), Pedro Henrique (APABA Santo André), Lucas Henrique (União Suzano), Pedro Patekoski (pivô), Juscelino Júnior (União Suzano), Gabriel Alves (União Suzano), Pedro da Silva (União Suzano), Willian (União Suzano), Vinicius Marçal, Jean Souza, Thiago Lessa, Wilson, Marco Aurélio, Fábio, Sílvio Leonardo
CONTRATAÇÕES: Gustavinho (armador/Pinheiros), Fernando Mineiro (ala/Araraquara), Guilherme Filipin (ala/CECRE Vitória), Thomas (ala/pivô/ Pinheiros), Pedro Calderón (pivô/Assis) e Eric (pivô/Vila Velha)
SAÍRAM: Jordan Burger (ala/Minas), Vinicius Gobor (armador/voltou para o Paulistano), Pedro (ala/voltou para o Paulistano) e Ralfi Ansaloni (pivô/Vila Velha).


Internacional/Prefeitura de Santos: Conquistou os Jogos Regionais em Santo André, e traz isso de motivação para o Paulista, no primeiro confronto contra a equipe de Bauru um duelo de irmãos entre Dudinha e Thyago Aleo. O treinador da equipe é Jorge Bezerra.


RENOVARAM: Dudinha (armador), César (ala), Sylvio Ortiz, Mauro, Cauê, Eric, Sidnei, Michel, Naílson (pivô), Thiago Rodrigo
CONTRATAÇÕES: Victor (pivô/Regatas Campinas), Laurence Young (ala/armador Americana)
SAÍRAM: Fabião (pivô)



Jacareí Basketball/Fíbria/Jtu/Ativia: O técnico Deco montou um time razoável e manteve a base da equipe vice-campeã na última temporada da A2 do Paulista. Do elenco, 8 jogadores tem menos de 21 anos, promessas poderão surgir por ai...



RENOVARAM: Gustavo (armador), Cássio (pivô), Vinicius, Isaac, Irving, Gutt e Diego (pivô)
SAÍRAM: Garbin (armador), Dieguinho (armador), Weliton (ala), Rafael (ala/pivô)
CONTRATAÇÕES: Jefferson Campos (armador/Paulistano), Fusco (ala/Americana), Edvaldo Lima (pivô) e Douglas Kurtz (pivô)

L. S. B. Liga Sorocabana: Foi vice-campeão da Super Copa do Brasil, ganhando então uma vaga para o próximo NBB e vem pro Paulista com um bom time. O armador Dawkins que eu já pude ver jogar é um jogador muito rápido e técnico com bom chute. Um time que pode surpreender. O técnico é o Rinaldo Rodrigues.

RENOVARAM: Soriani (armador), Kenny Dawkins (armador), Diego Gomes (armador), Alex Marques (ala), Fernando Vera (ala), Everson (ala/pivô) e Ney (pivô)
SAÍRAM: Frederick Peete (ala/armador), Gorauskas (pivô/XV de Piracicaba), Daniel, Renato Portugal.
CONTRATAÇÕES: Andy Gebru (armador/Universidade Fayetteville State/EUA), Fabrício (ala/São José), Paulo Nery (ala/São José), Thiago Labatte (pivô/ Girona/ESP) e Marcos Hubner (pivô/São José)


Paulistano/Unmed: Se reforçou bem, não com jogadores de grandes nomes mas pode se reforçar e vem disputar o torneio melhor do que a temporada passada. Um time jovem porém não é bobo, há chances de brigar pra ficar entre os 4. O técnico é o Gustavo de Conti.

RENOVARAM: Elinho (armador), Thiago (armador), Vinicius Gobor (armador), Pedro (ala/armador), Betinho (ala/armador), Arthur (ala), Felipe (ala/pivô) e Erick (ala/pivô)
SAÍRAM: Luiz Felipe (armador), Edu (ala/Araraquara), Jordan Burger (ala/Minas), Eduardo Caviglia (ala/Mogiano), Jefferson (armador/Jacareí), Mafra (pivô) e Jerônimo (pivô)
CONTRATAÇÕES: Alex (ala/Bauru), Eddy (ala/CECRE Vitória), Renato (ala/pivô Bauru) e Adriano Machado (pivô/Assis).

Pinheiros/Sky: Outro time que é um dos cogitados favorito ao título do campeonato, o Pinheiros fez boas contratações, entre elas o ala Renato Lamas que pode contribuir muito com a equipe, além de ter renovado com quase a equipe inteira o técnico João Marcelo Leite não quer ficar com o vice novamente.

RENOVARAM: Figueroa (armador), Davi Rosseto (ala/armador), Shamell (ala), Marquinhos (ala), Bruno Mortari (ala), Olivinha (ala/pivô), Bruno Fiorotto (pivô), Morro (pivô). Também estão no elenco os jogadores da base: Cássio, Lucas, Alex e Humberto.
SAIRAM: André Goés (ala/armador), Thomas (ala/pivô/Mogiano), Gustavinho (armador/Mogiano), Thiaguinho (armador), Wesley (pivô) e Josuel (pivô)
CONTRATAÇÕES: Renato (ala/São José dos Campos) e Rafael Mineiro (pivô/São José dos Campos).

São Caetano: Com a saída do time de Assis Basket transferindo-se pra Marília, inclusive que não participará do campeonato também, a equipe de São Caetano teve a oportunidade de entrar com um time na elite e vem com um time modesto. Fez bastante contratações mas nenhuma que surpreenda.

RENOVARAM: Victor Augusto, Felipe, Vitor Rodrigues, Lucas.
SAÍRAM: Dudinha (armador/Inter de Santos), Elinho (Paulistano), Mauro (ala), Ranier, Rodrigo Gomes, Luca Ramirez, Danilo Tavares, Ganev.
CONTRATAÇÕES: Gabriel Aléo (Barueri), Igor Tracci (Barueri), Rafael Malfi (Barueri), Thiago (Paulistano), Leonardo (Barueri), Willians Santos (Barueri), Ronan Elias (Barueri), Luiz Gustavo (Barueri).

Vivo/Franca Basquete: Apesar das duas grandes perdas (Benite e Rogério) o time francano continua sendo favorito para brigar pelo título, contratou o ala Bryan que promete uma explosão para a torcida francana, o ala/pivô Wanderson e o pivô Bábby. O treinador continua o Hélio Rubens.

RENOVARAM: Helinho (armador), Fernando Penna (armador), Felipe Taddei (ala/armador), Márcio Dornelles (ala), Leonardo Mendel (ala), Ricardo Probst (ala/pivô), Willian Drudi (pivô) e Lucas Mariano (pivô).
SAÍRAM: Vítor Benite (ala/armador Limeira), Rogério (ala/Limeira), Dedé (ala/São José), Maurice Spillers (ala/pivô) e Marques Lewis (pivô).
CONTRATAÇÕES: Brian Woodward (ala/armador Defensor/URU), Wanderson (ala/pivô/São José) e Babby (pivô/Flamengo).

Winner/Limeira: Na opinião de muitos a campeã antecipada. Fez contratações brilhantes e tem grandes chances de conquistar o bi-campeonato Paulista. Perdeu alguns jogadores importantes mas repôs muito bem. O técnico Demétrius está servindo a seleção brasileira adulta no Pré-olímpico em Mar Del Prata, enquanto isso o assistente Dedé assume o comando.

RENOVARAM: Ronald Ramon (armador), Eric Tatu (armador), Guilherme Gazaro (armador), Deryk (armador), Jhonatan (ala), Diego (ala), Biro (ala), Matheus Dalla Barba (ala), Daniel Alemão (pivô) e André Bambu (pivô).
SAíRAM: Luís Fernando Pascotti (armador/Rio Claro), Charles (ala), Durelle Brown (ala/pivô), Rafael Mineiro (pivô) e Logan (pivô)
CONTRATAÇÕES: Neto (armador/Araraquara), Vítor Benite (ala/armador Franca), Rogério (ala/Franca) e Jon Rogers (pivô/Unión Atlética do Uruguai).

XV/Raizen/ Bom Peixe/Unimed/Selam: Foi campeão do Novo Milênio no primeiro semestre e praticamente manteu o mesmo time da temporada passada, o XV sempre tentou surpreender, mas sem sucesso. Espero que dessa vez consiga, o técnico é o Baiano.

RENOVARAM: Diego (armador), Mauro Savani (armador), Pablo (ala/armador), Leonardo Oliveira (ala/armador), Caio (ala), Fransérgio (ala), Feliz (ala), Daniel Makita (ala), Adyb (ala/pivô), Júlio César (ala/pivô), Luciano (pivô), Léo (pivô), Telmo (pivô e assistente técnico) e Marcão (pivô)
SAIRAM: Diogo (armador), Rodrigo (ala), Will (ala/Rio Claro), Fão (pivô).
CONTRATAÇÕES: Taquá (armador/Rio Claro) e Gorauskas (pivô/Liga Sorocabana)


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Douglas Nunes é cortado da seleção!

Foto: CBB
Acaba-se de anunciar que o técnico Ruben Magnano cortou o ala/pivô Douglas Nunes do elenco pra disputa do Pré-olímpico em Mar Del Prata. Com a saída do gigante Douglas Nunes, o restante do elenco continua treinando visando o torneio que será realizado na Argentina.

Amanhã, a seleção viaja com o 14 atletas que restaram. Além de Douglas, Diego sofreu um desgaste da cartilagem e Arthur passou por problemas musculares na coxa, a seleção viaja para uma série de amistosos em preparação do time pro Pré-olímpico. Os amistosos serão realizados na Venezuela.

Após o corte de Douglas Nunes a seleção conta com apenas 14 jogadores, lembrando que Ruben Magnano terá que fazer mais 2 cortes para a disputa em Mar Del Prata. 

Não gostei muito de que o Ruben fez. Já não podemos contar com o Varejão que é uma baita perda, pra mim iamos jogar com o Giovannoni de titular e o Douglas de reserva imeadiato, mas fomos surpreendidos com a notícia. Espero que a comissão técnica tenha alguma estratégia em mente caso contrário passaremos vergonha nesse Pré-olímpico.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Série: Jogos inesquecíveis - Brasil 61x60 Porto Rico - Copa América 2009

Quem não se lembra da Copa América de 2009? Pois é... O Brasil conquistava ali um título muito importante pra nós, e o que ficou marcado nessa conquista foi a final, um jogo de defesas fortes que resultou em vitória brasileira. Confira um pouco mais sobre esse jogo!

O ala-armador brasileiro do Toronto Raptors Leandrinho Barbosa foi o cestinha da decisão com 24 pontos, e foi um dos candidatos á MVP do campeonato mas o prêmio ficou com o ala/pivô Luis Scola da Argentina.

Um pouco mais sobre o jogo:
Como todo jogo de decisão, a partida começou tensa e com muitos erros bobos no ataque de ambas equipes. A seleção portorriquenha contava com um gigante de 2,20m no garrafão (Peter Ramos) que contribuia até alí nos rebotes e os chutes de curta distância. Alex, do Uniceub/Brasília era certeiro em seus gatilhos pra três pontos e Leandrinho em dia inspirado, não errava nenhuma bandeja. Um primeiro quarto forte de muita defesa e erros que acabou em 19 a 13 para a seleção brasileira. Como no outro jogo, a seleção começou jogando muito bem no quarto inicial livrando uma boa vantagem.

A equipe brasileira voltou com o mesmo ritmo para o segundo quarto, Alex acertou uma boa bola de 3 e foi estendendo a vantagem brasileira. Leandrinho estava impossível, o ala/armador penetrando muito bem na defesa da seleção de Porto Rico com bandejas maravilhosas, além dos chutes de longa distância. Pelo lado portorriquenho, o pivô Reyes fazia a diferença em bons rebotes e o trabalho bem feito no garrafão. O Brasil chegou a abrir 16 pontos de diferença, mas deixou a vantagem escapar no fim do período. Final de segundo quarto, Porto Rico 15 x 14 Brasil e as equipes foram para o intervalo com a vantagem brasileira no placar de 8 pontos (36 a 28).

No terceiro quarto, a seleção brasileira voltou bem disposta a abrir mais a vantagem que já era boa. Tiago Splitter decidiu jogar e começou a pontuar bem, além de segurar vários rebotes importantes no restante do jogo para a equipe brasileira. Quando a diferença foi pra 14 pontos novamente, o técnico portorriquenho Manolo Cintron pediu tempo para tentar re-organizar sua equipe, mas nada podia amenizar a força brasileira, que realmente estava em seu dia e conseguiu fechar o terceiro período com a vantagem de 2 pontos (14 a 9) indo para o último e decisivo quarto do jogo vencendo por 50 a 37.

O último quarto foi marcado por fortes emoções do jogo. A defesa de Porto Rico voltou muito forte pro jogo (mais do que já estava). Angel Vassallo começou a moer no jogo, com bolas de três sensacionais e o time portorriquenho apesar da diferença atrás do placar estava viva no jogo e não desistia momento algum... E por incrível que pareça o Brasil que liderava uma vantagem de 10 pontos até os 3 minutos finais de jogo, veio uma reação fenomenal da seleção de Porto Rico com sequências de bolas de 3 e bandejas no contra-ataquem e encostaram no placar. Santiago deixou o jogo emocionante e diminuiu a vantagem brasileira deixando o placar em 59 a 57. Após isso, com muita frieza, o pivô brasileiro Tiago Splitter aliviou um pouco com 2 lances livres certeiros e fez 61 a 57. Já no próximo ataque, o Porto Rico descontou a vantagem com uma infiltração excepcional de Arroyo, que além dos 2 pontos, teve o lance de bonificação da falta que sofreu (inclusive uma falta que pra mim não existiu, muito esquisita) e deixou o placar em 61 a 60 pro Brasil. No ataque brasileiro seguinte, Splitter tentou um gancho mal sucedido. Assim, o treinador da seleção brasileira Moncho Monsalve pediu um tempo para que ele acertasse sua defesa, e conseguiu! O chute de Arroyo da linha dos 3 pontos bateu no aro e não caiu, para a festa da equipe brasileira!

O Brasil conquistou o título com dez vitórias em 11 partidas (a única derrota foi justamente contra a seleção de Porto Rico). Na preliminar a Argentina conquistou a medalha de bronze ao derrotar o Canadá por 88 a 73.


"Foi a vitória de uma equipe guerreira, que mostrou determinação desde a primeira partida. Sabíamos que a final seria um jogo muito difícil. Por isso, mesmo quando abrimos uma boa vantagem, a partida não estava ganha. No minuto final, tivemos tranquilidade para suportar a pressão e ganhar o primeiro de muitos títulos dessa nova seleção”, afirmou o ala/armador Leandrinho Barbosa.

“Esse título é um prêmio para um grupo que fez da união o seu ponto mais forte. Conseguimos superar o time da casa e uma torcida de dez mil pessoas. Vamos festejar porque merecemos e vamos dividir essa conquista com a torcida brasileira”, comentou o pivô Tiago Splitter.

“Fizemos um primeiro tempo muito melhor do que o segundo, mas o importante é que tivemos calma para fechar o jogo e garantir o título para a grande torcida brasileira. Estamos todos de parabéns, atletas e comissão técnica. O Moncho fez um excelente trabalho e acho que estamos no caminho certo para fazer um belo Mundial e conquistar a tão sonhada vaga olímpica”, analisou o armador Marcelinho Huertas.

“Foi difícil, mas conseguimos vencer e ser campeão é sempre muito gostoso. O jogo teve um final sofrido, mas com um bom rendimento nos três primeiros quartos conseguimos abrir uma boa vantagem no placar. Acredito que esse título seja o primeiro de uma série que essa geração irá conquistar”, disse o ala-pivô Anderson Varejão. 
Campanha brasileira:
1ª fase
Brasil 81 x 68 República Dominicana
Brasil 87 x 67 Venezuela
Brasil 76 x 67 Argentina
Brasil 84 x 64 Panamá
quartas-de-finais:
México 61 x 92 Brasil
Brasil 68 x 59 Canadá
Brasil 82 x 62 Uruguai
Brasil 82 x 86 Porto Rico
semi-final
Brasil 82 x 62 Canadá
final
Porto Rico 60 x 61 Brasil
Melhores momentos da partida:
 


Fotos: basketbrasil