Depois de perder em casa a partida da última sexta-feira, o Universo/Brasília se recuperou jogando diante de sua torcida e venceu o Minas 80 a 73, no Distrito Federal, na noite deste sábado e fez 2 a 1 na série melhor de cinco partidas da semifinal, ficando a uma vitória da decisão da segunda edição do NBB.
O ala/pivô Guilherme Giovannoni foi o grande destaque do Universo na partida, pois marcou um duplo-duplo de 21 pontos e 10 rebotes. Além dele, o pivô Estevam teve um bom desempenho, colaborando com 19 pontos. Pelo lado do Minas, o armador Luiz Felipe foi o cestinha com 24 pontos e o pivô Drudi também teve duplos dígitos em dois fundamentos, 18 pontos e 10 rebotes.
“Acho que fizemos hoje o que tínhamos que ter feito ontem. Tivemos uma defesa forte que permitiu que pudéssemos impor o nosso ritmo no jogo. Isso fez toda a diferença”, disse Giovannoni. Pelo Minas, a dupla de pivôs Murilo e Drudi também se destacaram e deixaram o jogo equilibrado (27 a 23).
Com a série empatada em 1 a 1, as duas equipes vieram cautelosas para o jogo 03. Apoiado pela torcida brasiliense, o Universo teve um pouco mais de sucesso nas ações ofensivas, principalmente, com o ala Arthur e o pivô Estevam, que combinaram 18 dos 27 pontos do time no primeiro quarto.
No segundo quarto, o Universo apertou a defesa e conseguiu impor seu ritmo logo nos primeiros minutos. O time comandado pelo técnico Lula Ferreira chegou a abrir uma vantagem de 15 pontos no placar. Mas, aos poucos, os mineiros foram se recuperando.
Com menos de três minutos no cronômetro, o ala Perez acertou um arremesso de 3 pontos que diminuiu a vantagem para nove pontos (41 a 32). Mesmo assim, o time mandante encerrou a primeira metade da partida vencendo por 45 a 34.
Na volta do intervalo, o Universo rapidamente ampliou a vantagem para 18 pontos (52 a 34), após um arremesso de fora do ala/pivô Guilherme Giovannoni e mais quatro pontos conquistados graças a uma falta anti-despotiva de Murilo.
Isso não abalou o adversário, que continuou tentando a reação. O Minas chegou a diminuir a vantagem para 13 pontos (70 a 57), mas os brasilienses insistiram nos contra-ataques e recuperaram a vantagem, em seguida (81 a 59 no terceiro quarto).
O armador Raulzinho deu esperanças ao time de Belo Horizonte nos primeiros segundos do último período. O jogador marcou um arremesso de 3 pontos e uma falta seguida de cesta, diminuindo um pouco a diferença no placar (81 a 65).
O Minas passou a jogar melhor e ainda conseguiu chegar mais perto do Universo durante a etapa final (92 a 81). Porém, os donos da casa não permitiram a virada.
"Colocamos agora a responsabilidade do lado deles. Não fizemos uma boa partida ontem, mas hoje fomos excelentes. Agora é ter tranquilidade e concentração para fechar a série", afirmou o armador Nezinho.
O jogo 04 da série semifinal entre Universo e Minas será disputada em Belo Horizonte e se o time de Brasília vencer garante vaga na final do NBB.
"Nossa dificuldade hoje foi no ataque. Temos que ser mais inteligente com a posse de bola para podermos superá-los. Ainda não acabou. Lá em Belo Horizonte vai ser diferente", afirmou o armador do Minas, Luiz Felipe.
Fonte: Playoff
Nenhum comentário:
Postar um comentário