sábado, 3 de setembro de 2011

Venceu mas não convenceu

Venceu mas não convenceu. Essa é a frase que descreve a partida entre Brasil x Cuba realizada nesse sábado. A seleção venceu por 93 a 83, mas realmente não mostrou um bom basquete, com o resultado o Brasil terminou a primeira fase na segunda colocação da chave A do Pré-olímpico. Destaque para o pivô Yoan Luis de Cuba que foi o cestinha do jogo com 27 pontos, além de 11 rebotes, Yudniel Perez também de Cuba marcou 26 pontos. Pelo lado brasileiro Vitor Benite foi o destaque com 19 pontos, Guilherme Giovannoni marcou 16 e Rafael Hettsheimer 15.


foto: globoesporte
O jogo:


Sem chances do primeiro lugar do grupo (já que a Venezuela venceu), Ruben Magnano entrou com a seguinte formação: Huertas, Alex, Marcelinho, Giovannoni e Hettsheimer. Com isso, a seleção de Magnano não teve dificuldades ao abrir 8 pontos de frente, vencendo o jogo por 10 a 2 nos primeiros minutos de jogo. O jogo tava muito faltoso, e a defesa por zona (3-2) de Cuba estava falhando muito, o Brasil aproveitava. Até ali o Brasil não sentia dificuldades de ir abrindo vantagem no marcador. No fim, o Brasil levou uma bola de 3 mas acabou vencendo o primeiro quarto por 26 a 20.


Logo na volta pro segundo quarto, o time de Cuba esboçou uma reação deixando apenas 3 pontos de diferença no placar. Com isso, o treinador brasileiro pediu tempo, e voltou com Rafael Luz em quadra. Voltamos melhor em quadra, mas alguns erros individuais permitiram que Cuba ficasse perto no placar. Marcelinho Machado era uma maquina de chutes, já no segundo quarto o ala tinha 6 chutes e apenas 1 convertidos (17%). Enfim, o Brasil conseguiu abrir 10 pontos de vantagem faltando 1 minuto pro fim do segundo período, no final, o Brasil conseguiu mais alguns pontos e fechou o segundo quarto vencendo por 52 a 37. O ala/pivô cubano Yoan Louis era o cestinha da partida com 20 pontos, além dos pontos o atleta tinha 5 rebotes e 2 assistências. Pelo lado do Brasil, Benite é o maior pontuador com 11 pontos (3/3 nas bolas de 3), Guilherme Giovannoni tem 10.


O terceiro quarto veio com Splitter no garrafão, e o jogo começou a ficar em ritmo de treino. Benite fazia seu melhor jogo até então pela seleção com 4 bolas de 3 convertidas em 4 tentativas, mesmo assim, o time de Cuba vencia a parcial e foram alguns erros bobos que permitiam isso. No fim, o Brasil se acertou e pode abrir 20 de vantagem, levando o jogo pro último quarto com uma vantagem mais confortável. Os times foram pro 4º quarto com 73 a 51 no placar.


No último quarto a seleção estava mais tranquila, a garotada (Luz, Hettsheimer, Augusto) estava em quadra, e pode controlar bem a elástica vantagem na partida. Benite fez 15 pontos só em bolas de 3, e mostrou personalidade para quem criticava o armador. No fim, por incrível que pareça a seleção de Cuba ficou com apenas 10 pontos atrás e voltou a acreditar em vitória. A torcida argentina por sua vez apoiava e torcia contra o Brasil. Porém, depois de todo sofrimento no fim, o Brasil pode se encaixar e vencer a partida por 93 a 83.


foto: globoesporte
Agora, a seleção brasileira e o restante do grupo A enfrenta as seleções do grupo B pela segunda fase. O Brasil volta a jogar na terça-feira em horário e adversário ainda não definido. Jajá volto com a postagem dos jogos da segunda fase (depois do jogo da Argentina).


Classificação (Grupo A, do Brasil):


República Dominicana - 3V 1D - 7 pontos
Brasil - 3V 1D - 7 pontos
Venezuela - 2V 2D - 6 pontos
Canadá - 2V 2D - 6 pontos
Cuba - 0V 4D - 4 pontos


Nenhum comentário:

Postar um comentário